segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A fé.



O que é a ? É você acreditar em alguma coisa com bastante força, será acreditar em algo? Pode ser. Às vezes me pergunto se ainda a tenho. Encontro respostas controversas de mim mesmo. Acho que ainda tenho um pouco, por tê-la perdida há tempos, por conta de certas coisas. Esses dias, entrei em um prédio de costume na minha cidade. Ao entrar, vi um pequeno e bonitinho altar, onde continha uma imagem de gesso de um santo que não me recordo qual é. Estava eu entrando, quando vejo na minha frente uma senhora, devia ter lá seus 60 anos, ou mais. Ela então se aproximou da imagem de gesso, meio que se ajoelhou, mas nem tanto graças à idade, e deu um leve beijinho na cabeça do santo. Deve ter pronunciado pequenas palavras, de louvor, pra si. Achei bonito observar a fé daquela senhora. Será que ela realmente acredita que ao beijar um pedaço de gesso ela vai obter frutos, felicidade, sorte, amor? Será mesmo? Acho que não acredito em imagens desses tipos, porém as adoro, as acho lindas, e num futuro não muito longe pretendo ter um altar daqueles em casa, só que bem maior, com várias imagens. Agora me pergunto: pra quê? Pelo simples fato de achar bonito. É, bonito mesmo, só isso. Mais bonito e louvável ainda foi observar a fé daquela mulher. Igual a ela conheço dezenas de outros, que fazem a mesma coisa, senão “pior”. “Pior” não no sentido de isso ser uma coisa ruim, mas no sentido de fazerem mais. Nesse mesmo prédio existe uma pequena capela. Ela consiste num único cômodo, toda pintada de branco, puro, com alguns bancos de madeira, pesados, algumas imagens de gesso, de determinados santos, uma espécie de altar, onde se prostra um padre provavelmente, umas caixinhas de madeira, onde provavelmente são depositados votos, pedidos, dos mais variados possíveis. Lá se realizam missas em certas horas. Essas capelinhas, e igrejas no geral são conhecidas como “A casa do senhor Deus, e de seu filho Jesus” (?), e são locais onde as pessoas gostam de ir para rezar, pedir, agradecer, acreditando realmente que lá seja um local abençoado, puro e com boas energias (ou será que passa na cabeça delas que entre nós circulam diferentes energias?). Aí me pergunto: quem me garante que Deus ou Jesus, ou seja lá que santo for, irá “morar” ou “freqüentar” aquele determinado lugar, construído ao léu? Me faço outra pergunta: porque essas pessoas acreditam de fato que em apenas um cômodo de concreto pintado, com pedaços de imagens de gesso pintado, bancos de madeira feitos em massa, um pedaço de mármore desenhado, umas caixas de som, um livro chamado de “A bíblia”, e outras coisas mais possa ser um lugar de paz, abençoado, onde elas vão conseguir sorte, amor, etc, freqüentando esse recinto?? Quem as garante que Deus e Jesus estão naquele lugar no momento que elas estão lá?? Não entendo. Talvez até tenha explicação. Não estou aqui julgando não, mas apenas questionando essas coisas.
Acho lindo tudo isso que disse acima. Acho lindo a fé das pessoas, seja ela em santos católicos, em orixás, em inquices, voduns, em água benta, em colares, amuletos, em Buda, em tudo tudo. Acho louvável, e de fato é. Bonito mesmo, admiro essas pessoas, juntamente com sua fé.
Será que aquele velho ditado “A fé move montanhas” é verdadeiro?
Bom, na minha humilde opinião, acho que sim, ela move o coração das pessoas, isso eu tenho certeza.
Queria que ela movesse o meu também.
Preciso ir revê-los, já já.
Isso já é mais do que o começo.


Nenhum comentário: